quinta-feira, novembro 08, 2018

MULHERES TOMAM DIANTEIRA NAS ELEIÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS

MUITO BOM ESSE TEXTO - NO FACEBOOK - DA JORNALISTA E PRODUTORA CULTURA BETH SALGUEIRO
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Foi emocionante a vitoria dos democratas ontem nos Estados Unidos. Eles conseguiram tomar dos republicanos as 23 cadeiras necessárias para ter maioria na Câmara, ainda que os republicanos tenham mantido o Senado.
Não compreendo muito como funciona o sistema eleitoral americano, mas sei que foi uma derrota para Trump, que agora vai encontrar pela frente uma oposição forte e que tem apoio de grande parte da população.
Seis dos eleitos me deixaram particularmente feliz:
1. Alexandria Ocasio-Cortez, de 29 anos e origem porto riquenha, que se tornou a congressista mais jovem da historia dos Estados Unidos. Alexandria é socialista e defende com orgulho suas raízes e o fato de ter vindo da classe trabalhadora.
2. Ilhan Omar e Rashida Tlaib, as duas primeiras muçulmanas eleitas para o Congresso. A primeira é refugiada somali e a segunda é filha de pais palestinos. Elas fizeram campanha de hijab, aquele lenço que as muçulmanas usam na cabeça.
3. Sharice Davids e Deborah Haaland, primeiras mulheres indígenas a chegarem ao Congresso. Advogada de minorias, Davis já foi lutadora de artes marciais e é lésbica declarada. Deb Haaland foi eleita representando os povos do Pueblo of Laguna, uma das maiores tribos americanas.
4. Jared Polis, um dos sete governadores democratas eleitos, é o primeiro homem abertamente homossexual a governar um estado americano, o Colorado, que há sete anos é comandado pelos republicanos.
--
Ou seja, eles representam as minorias - refugiados, latinos, indígenas, árabes, gays e mais gays. Tudo o que Trump vem combatendo com fervor nesses dois anos na presidência.

Dá até uma esperança pra gente aqui, no lado de baixo do equador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário