sábado, fevereiro 07, 2009

Mulheres como Dolores e Maysa fizeram à diferença

A propósito das duas séries que a rede Globo exibiu sobre as compositoras/cantoras Dolores Duran e Maysa, me veio logo a mente o tributo que lhes fiz no meu livro “A Musa sem máscara”, Editora Rosa dos Tempos, distribuição Record.
Ali, ressalto, o fato de ambas - cada uma ao seu modo - terem assumido uma postura bem independente e, pra lá de emancipada para a época, diferenciando-se - mesmo que instintivamente - da maioria quase que absoluta das mulheres de então.
Ainda que essa tomada de posição tenha cobrado a elas um tributo bem alto - a bem da verdade, não só a elas, mas a toda e qualquer mulher que saísse da linha - uma coisa é certa, elas aproveitaram pra valer da auto-suficiência adquirida e, bem ou mal, viveram intensamente livres e soltas, se lixando pra opinião alheia. Empregaram sim, toda a autonomia conquistada existencialmente para manterem-se independentes, ultrapassando a demarcação moral / ética e social imposta às mulheres do seu tempo.
Haja vista que, emancipando-se do papel de cantoras, pura e simplesmente, foram assumindo como compositoras trajetórias artísticas ultra-vanguardistas, sendo desse jeito, que conquistaram o maior êxito no campo profissional, privilégio incondicional dos compositores homens. Mesmo assim, os repertórios delas duas, recheados de músicas autorais obtiveram larga difusão feito incomum naquele período à mulher que se atrevesse a lançar sua própria composição musical .
A bem dizer, o sucesso das duas, decorreu do fato de terem chegado ao auge da carreira artística dizendo o que pensavam sem ficar mais sob a sombra tutelar dos autores. A partir daí, foram sendo reconhecidas como celebridades, principalmente, devido ao fato de serem, excelentes autoras, interpretando, também, suas próprias criações musicais. Como compositoras passaram a ser reconhecidas aplaudidas e admiradas pelo público e por seus colegas de profissão. Chegaram até a brilhar como estrelas maiores, estourando com musicas suas nas paradas de sucesso e com maior intensidade do que muitos autores competindo com eles de igual pra igual, dando inicio assim, ao remate do monopólio machista na MPB . Com isso quebraram o monopólio quase absoluto num universo dominado totalmente pelos homens.

AGUARDEM. LOGO VOLTAREI A FALAR SOBRE ELAS. É PORQUE ESTOU SEM TEMPO AGORA. ENQUANTO ISSO, FICAREI GRATA SE RECEBER QUALQUER COMENTÁRIO.


Bom final de semana