domingo, fevereiro 16, 2020

Homologação do Estatuto da Mulher Casada no Brasil Vitória do Feminismo



1962: É criado o Estatuto da Mulher Casada
Em 27 de agosto, a Lei nº 4.212/1962 permitiu que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação. No mesmo ano, a pílula anticoncepcional chegou ao Brasil. Apesar de ser um método contraceptivo bastante polêmico, por mexer com hormônios, não dá para negar que o medicamento trouxe autonomia à mulher e iniciou uma discussão importantíssima sobre a liberdade sexual feminina.
Resultado de imagem para estatuto da mulher casada imagem

E ainda tem muitas mulheres que não valorizam o Movimento Feminista

Nenhuma descrição de foto disponível.

MANDACARU CIENTÍFICO. Reconhecida mundialmente, Natália Mota carrega o Nordeste em busca de igualdade e apoio à ciência brasileira



Nordestina de fibra, neurocientista desenvolve método que diagnostica 
a esquizofrenia 
pela fala do paciente, reduzindo em muito os 02 anos exigidos, hoje, 
para tal.
Natália Mota reflete sobre o que ela chama de "glorificação da exaustão",
quando 
médicos ou médicas passam noites sem dormir para conseguir dar conta do
trabalho,
enquanto toda a sociedade enxerga isso como algo louvável. 
"O curso de Medicina prepara médico pra iniciativa privada e para uma técnica que, 
daqui a pouco e numcenário mais pessimista, um computador estará fazendo isso 
melhorque um profissional.
Precisamos ter o papel de agente público. 
Um paciente não é um cliente", desabafa.

Quando mandacaru floresce na seca é sinal de que venceu a resistência na paisagem nordestina. A flor símbolo da região, que nasce do cacto no sertão brasileiro, é a primeira imagem que vem à cabeça da psiquiatra e neurocientista Natália Mota quando alguém pergunta se ela pensa em deixar o país em meio ao retrocesso social e ao corte de investimento federal nas áreas de ciência e tecnologia.
Aos 35, com graduação, mestrado e doutorado pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Natália se orgulha de nunca ter saído do Nordeste para estudar. Natural de Fortaleza, de onde herdou o bom humor, e radicada em Natal há 20 anos, foi a única cientista sul-americana indicada ao prêmio Nature Research Award de 2019, voltado para mulheres cientistas que inspiram outras mulheres.
O reconhecimento veio por causa do projeto que desenvolve desde 2016, em que, a partir de um programa de computador, consegue reduzir o tempo do diagnóstico de esquizofrenia, que geralmente leva dois anos — o trabalho contribui para antecipar tratamentos e controlar o distúrbio.
Nesta terça-feira (11), dia no qual a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a neurocientista conta como trava todos os dias uma batalha em defesa da presença de mais mulheres na ciência e relembra sua trajetória, que inclui centenas de horas de pesquisa em laboratório e residência médica intercaladas com a vida pessoal de quem teve duas gestações durante esse processo.