sábado, junho 01, 2019

PARTEIRAS: Mulheres dotadas de saber natural

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, texto e área interna

Joana - A mulher que foi Papa

Leia mais no site: AH - Aventuras Na História
LETÍCIA YAZBEK E THIAGO LINCOLINS PUBLICADO EM 03/06/2019

Uma das muitas faces da papisa


A HISTÓRIA DE JOANA, QUE FOI PAPA E CUJA EXISTÊNCIA É CADA VEZ MAIS CREDITADA

Joana teria reinado entre 856 e 858 d.C. - até ter dado à luz. Antes dela, tinha-se certeza de que isso não era possível

Essa história aparece na crônica de vários autores medievais. Disfarçada de homem, ela conseguiu subir na hierarquia católica e ser eleita papa. As datas são precisas: reinou entre 855 e 857, como João (Iohanes, em latim) VIII, conhecido também por Iohannes Anglicus. 
Um dia, enquanto liderava uma procissão na cidade, a verdade veio à tona. O papa João sentiu-se mal. Teve de parar tudo. E deu à luz no meio da rua. Causando indignação, foi aprisionada e, os relatos divergem, pode ou não ter sido executada. Seja como for, ela teve seu nome removido de todos os documentos da Igreja. Oficialmente, o papa João VIII foi o que reinou entre 872–882. Pela lista oficial, Leão IV teria reinado até 855, sucedido por Bento III, que foi até 858. 
Essa história foi muito comentada na Idade Média, quando era vista como real. Hoje, a maioria dos historiadores acredita ser pura lenda. A primeira menção à papisa é de mais de 300 anos depois, no início do século 13, pelo dominicano Jean de Mailly. Ele não deu o nome oficial do papa mulher e situou a história em 1099. Foram cronistas posteriores que trouxeram os detalhes.







É BOM TER MÃE FEMINISTA

A imagem pode conter: 1 pessoa