sábado, maio 21, 2011

Michelle Bachelet


Essa formidável política é, de formação acadêmica, médica . Daí ter - depois de restabelecida a democracia no seu país, em 1990 - ido trabalhar no Ministério da Saúde até chegar em 2000, ao posto de Ministra da Saúde. Em 2002 é nomeada ministra da Defesa sendo a primeira mulher, não só na história republicana do seu país - CHILE - mas, também na AMÉRICA LATINA, a ocupar o cargo de Ministra da Defesa.
Seu pai, o Brigadeiro General Alberto Bachelet, foi preso e torturado até a morte depois do golpe de Augusto Pinochet - no fatídico 11 de Setembro 1973.
Durante a sua campanha presidencial ela ressalta que, por ser mulher, socialista, separada e agnóstica concentra em si "todos os pecados capitais no Chile".
Vencedora na eleição de presidecial, em 2006 é a primeira Presidenta da República do Chile, até o ano de 2010. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Executiva da ONU MULHERES e, mais uma vez, tem a primazia de ser a primeira mulher nomeada para esse posto.



Em matéria ao jornal O Estado de São Paulo - 05/12/2010 ela diz:
"São as mulheres que devem escolher o instrumento que querem usar para garantir sua saúde sexual e reprodutiva, dependendo de seus próprios valores”.