sábado, novembro 25, 2017

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2017 (Sábado)Resultado de imagem para foto imagem dia internacional para eliminação da violência contra a mulher
Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro.
A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.
De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, está presente em todo o mundo.

Origem da data

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, comemorado em 25 de novembro, em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
As irmãs eram conhecidas por "Las Mariposas" e lutavam por soluções para os diversos problemas sociais de seu país, a República Dominicana.

CINEMA SOVIÉTICO DE MULHERES


Embora desde o começo tenham sido atuantes no cinema soviético, as diretoras raramente aparecem na história do cinema da região ou em eventos dedicados ao tema. 
Nesta mostra, a equipe organizadora irá apresentar parte da diversidade do cinema soviético de mulheres

Programação
Mostra Cinema Soviético de Mulheres

28 a 30 de novembro de 2017


Auditório 2 da Faculdade de Direito (R. Pres. Pedreira, 62 - Ingá, Niterói)

28/11

15:00 – abertura da Mostra Cinema Soviético de Mulheres

16:00 – mesa-debate “As mulheres na União Soviética”
18:30 – sessão-debate do filme “Queda da Dinastia dos Romanov” (Esfir Shub, URSS, 1927)
29/11
15:00 – sessão-debate do filme “A Aldeia do Pecado” (Olga Preobrazhenskaya, URSS, 1927)
18:30 – sessão-debate do filme “A Epopeia dos Anos de Fogo” (Yuliya Solntseva, URSS, 1961)
30/11
14:00 – sessão-debate do filme “Três Álamos na Rua Plyushcikha”(Tatyana Lioznova, URSS, 1968)
18:00 – sessão-debate do filme “Síndrome Astênica” (Kira Moratova, URSS, 1990)

A Mostra Cinema Soviético de Mulheres começa dia 28/12. Após a abertura, teremos às 16 horas o debate "As mulheres na União Soviética", com Carolina Vazquez, Liziane Correia e Thaiz Senna!

Também no dia 28/11, às 18:30hs, nossa primeira sessão-debate: "Queda da Dinastia dos Romanov” (1927), da grande diretora Esfir Shub.
Usando material de arquivo, Shub monta uma cronologia da Rússia entre 1913 e 1917. Filme feito para o aniversário de 10 anos da Revolução.
Após a sessão, debate com Nina Tedesco e Vanessa Teixeira de Oliveira. 


No dia 29/11, a Mostra Cinema Soviético de Mulheres começa às 15 horas com “A Aldeia do Pecado” (1927), de Olga Preobrazhenskaya - a primeira diretora russa!
Um melodrama sobre os destinos de duas mulheres: Anna, a tradicional esposa, e Vasilia, um exemplo da nova mulher pós-Revolução.
Após a sessão, debate com Taiani Mendes e Thaiz Senna de Oliveira. 



Ainda no dia 29/11, a Mostra Cinema Soviético de Mulheres irá exibir, às 18:30 horas, “A Epopeia dos Anos de Fogo” (1961), filme que tornou Yuliya Solntseva a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Direção em Cannes.
No início do verão de 1941, as tropas alemãs entram na Rússia, causando destruição humana e material. Ivan Orlyukov, um jovem russo, toma as armas e levanta-se contra o invasor. Ele não está sozinho.

Após a sessão, debate com Fran Rebelatto e Juliana Costa. Conheça as debatedoras! 
QUER MAIS INFORMAÇÕES?  VEJA NO FACEBOOK OU NO MESSENGER:
@cinemasovieticodemulheres