terça-feira, julho 14, 2020

EM 2020: NO URUGUAI, HÁ 93 DE JULHO PRIMEIRO VOTO ACONTECEU O PRIMEIRO VOTO FEMININO NA AMÉRICA LATINA

Fonte: Hoje na História / History Play
 Fonte: InterCambio 

A casa onde as mulheres votaram pela primeira vez em toda a América do Sul, na cidade turística de Cerro Chato.

Uruguai é o primeiro país da América Latina a aprovar o voto feminino.

No dia 3 de julho de 1927 o Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a aprovar o voto feminino. Um alteração na Constituição em 1917 permitia que as mulheres participassem dos pleitos. Mas esse direito apenas entrou em prática durante a realização do Plebiscito de Cerro Chato, no dia 3 de julho de 1927, quando pela primeira vez houve participação feminina. As crônicas da época informam que a primeira eleitora latino-americana foi uma brasileira de 90 anos que vivia em Cerro Chato, chamada Rita Ribera. O Equador foi o segundo país da região a admitir o voto feminino, em 1929. O direito dos votos às mulheres só foi aprovado no Brasil em 1932.


Hoy, 3 de Julio, se cumplen 93 años del primer voto femenino en Latinoamérica que ocurrió en un plebiscito en Uruguay.


En 1927 una comisión vecinal de Cerro Chato proponía integrar el territorio de Florida y Treinta y Tres al departamento de Durazno, ante lo cual se propugnaba la realización de un plebiscito que finalmente la Corte Electoral autorizó mediante un decreto.
En dicho decreto se señalaba que «las personas sin distinción de nacionalidad y sexo que deseen intervenir en el plebiscito deberán inscribirse previamente en el Registro que abrirá la Comisión Especial Parlamentaria”.
La votación se realizó el domingo 3 de julio de 1927, a través del voto secreto e incluyó el voto femenino.
Esta instancia histórica determinó posteriormente que en 1932 el Parlamento uruguayo aprobara la ley que permitiría a las mujeres elegir y ser electas. Uruguay sería uno de los primeros países del mundo y el primero en América Latina en otorgar este derecho ciudadano a todas las mujeres.