quinta-feira, junho 08, 2017

MULHERES QUE SE RESSALTARAM NA HISTORIA MUNDIAL


São 500 biografias que a Plataforma Wikimina levantou sobre as mulheres que mudaram a historia  com seus inventos e e suas atuações. E mesmo assim, foram invisibilizadas - e na maioria das vezes, por um longo tempo.

Wikimina resgata 500 biografias de mulheres que mudaram o mundo

POR NATHALIA ZACCARO 
Por que é tão mais fácil citar nomes de homens lembrados por mudarem o mundo do que de mulheres? Tá na cara que o mundo não foi evoluiu só na base da testosterona. Porém, a falta de representatividade feminina em diversas áreas alimenta a ideia de que sim. Tal constatação motivou a galera do Flama, um estúdio de design de Brasília, a pesquisar e reunir 500 mulheres incríveis, do passado e do presente, cada uma delas representada por uma  pequena bolinha cor de rosa em um gráfico organizado em dois eixos: período histórico e área de atuação. Esse trabalho deu origem ao Wikimina, uma plataforma online lançada em abril com a ideia de dar visibilidade à essas muitas mulheres que são referência em diversas esferas, mas quase ninguém lembra que existiram tampouco de citá-las. “Foram três meses de pesquisas para levantar os nomes que incluímos no projeto”, conta Lucas Coelho, um dos fundadores do Flama.

Marianne Beth, advogada feminista do início do séculoImagem: Wikimedia Commons
Ada Lovelace - 1815 /1852 - Inglaterra      Imagem: Wikimedia Commons
71 horas foi o tempo que Valentina passou no espaço, dentro da da espaçonave Vostok VI. Em 1963, ela entrou para a história como a primeira cosmonauta a sair do planeta sozinha. Hoje, aos 80 anos,  ainda é uma figura pública ativa na cenário político russo.


Gray ajudou a dar forma ao modernismo na arquitetura e no design. Foi reconhecida internacionalmente por seu trabalho, feito inédito para uma mulher do início do século. Em 1929, projetou uma das casas mais famosas do século 20, a E1027, que influenciou grandemente a obra de Le Corbusier. Bissexual, aventureira e destemida, foi uma mulher inspiradora.

Série UNESCO: Grandes Mulheres da História Africana



Este livro sobre a Rainha Njinga Mbandi está imperdível e tem tudo a ver com o Brasil e Angola. 


Aqui tem o PDF em português para quem quiser baixar!
http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002309/230931POR.pdf

MULHERES ARTISTAS: ELAS ESTÃO NA LUTA: #FORA TEMER - #DIRETAS JÁ






E TEM MUITAS MAIS NESSA LUTA!!!!!!

Fonte: Faceboock de Ana Liési Thurler