terça-feira, maio 29, 2018

O"SIM" da Irlanda ao direito ao aborto

Foto: AFP/GETTY IMAGES
Em Dublin, mulheres seguram faixa com dizeres "votar pela escolha" e comemoram o resultado do referendo.
Com o Referendo realizado na Irlanda no dia 26/05/2018, o aborto é legal e descriminalizado com  66, 4% dos votos.
É, realmente, uma grande decisão, principalmente em um pais com fortes influências da Igreja Católica, com as leis contra o aborto dentre as mais rígidas do mundo chegar a vitoria  após o resultado  da apuração da eleição nesse último sábado, dia 26/05/18.
Declarou Varadkar - Primeiro Ministro da Irlanda à rede pública RTE: "As pessoas decidiram que queremos uma constituição moderna para um país moderno, que confiamos nas mulheres e que as respeitamos o suficiente para tomar a decisão certa sobre a sua saúde. O que vemos é o ponto culminante de uma revolução silenciosa que vem ocorrendo na Irlanda nas últimas duas décadas".
O Aborto, não era permitido ser praticado nem em casos de estupro ou má formação, somente quando o feto acarretava riscos à saúde da gestante. As alterações se fazem mais do que necessários, pois na Europa,  alem da Irlanda que muda agora legaliza, somente Irlanda, Malta e Polônia  ainda proíbem o aborto. 
Esperamos que o Brasil não esmoreça na sua luta e possa em breve também vir a comemorar essa vitória para as mulheres que morrem e sofrem humilhação e perseguição  de toda espécie por conta de uma legislação caduca e descabida