domingo, fevereiro 03, 2019

Primeira Mulher Indígena - Deputada Federal no Brasil


Joênia Wapichana, de 43 anos, é a primeira mulher indígena a ocupar o cargo de deputada federal em 194 anos de história da Câmara dos Deputados. 
“Wapichana", que ela carrega no nome, representa sua origem e a cultura de seu povo - que tem cerca de 13 mil indivíduos e vive no vale do rio Tacutu, no estado de Roraima. Esta é a segunda vez que um indígena chega à Câmara dos Deputados. O primeiro foi Mário Juruna, pelo PDT, em 1982. 
Ano passado, Joênia recebeu o prêmio principal de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU). O prêmio já foi entregue a nomes como Nelson Mandela, Martin Luther King e Malala Yousafzai. — em Brasília.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre e close-up

Sabrina Bittencourt, ativista que denunciou João de Deus, se suicida



De família Mórmon, Sabrina foi abusada desde os 4 anos por integrantes da igreja frequentada pela família. Aos 16, ficou grávida de um dos estupradores e abortou. 
Bittencourt dedicou a vida a militar por vítimas de abuso e a desmascarar líderes religiosos, dentre eles Prem Baba e João de Deus. Bittencourt é uma das criadoras do “movimento” Coame, sigla para Combate ao Abuso no Meio Espiritual, plataforma que concentra denúncias de violações sexuais cometidas por padres, pastores, gurus e congêneres. Sabrina ajudou, principalmente, as vítimas de abuso sexual de João de Deus, investigando as acusações junto à imprensa. Sabrina também auxiliou a filha do próprio médium, Dalva Teixeira, na denúncia contra o pai por abuso.
Em relato em primeira pessoa feito em dezembro de 2018 à Marie Claire, Sabrina conta sobre a vida de abusos e como se tornou uma das principais vozes e forças de apoio a vítimas de abuso sexual, principalmente dentro de grupos religiosos. Alvo de ameaças de morte, Sabrina vivia fora do Brasil e se mudava frenquentemente.