terça-feira, fevereiro 26, 2019

Laura Martínez de Carvajal y del Camino - Um resgate da história das Mulheres


No Salão dos Bustos da Academia de Ciências de Cuba, só há um busto de una mulher: Laura Martínez de Carvajal y del Camino (27 de agosto de 1869 - 24 de janeiro   de 1941),  primeira mulher médica oftalmóloga de Cuba.​ Ela era a filha mais velha de uma rica família espanhola e aprendeu a ler e escrever aos quatro anos e terminou o ensino médio aos treze anos.
E apesar de hoje a incorporação das mulheres para as universidades e centros científicos é ampla, pouco se conhece das nossas precursoras, que venceram complexos e difíceis obstáculos para acessar, manter-se e ser respeitadas nos espaços acadêmicos e profissionais.
Ao terminar o liceu, antes de cumprir os 14, matriculou simultaneamente duas carreiras na faculdade: a licenciatura em ciências físicas-Matemática e a de medicina. Mas não lhe seria fácil este empenho. Nos exames de todas as disciplinas ganhou as mais altas qualificações. Em Ciências físicas-Matemática formou-se em 1888, e de medicina, corrida mais longa, em 1889, aos 19 anos.
Por ser mulher, quando estudava medicina, não conseguia dissecar cadáveres ao mesmo tempo que seus colegas de classe, mas tinha que fazê-lo sozinha no sábado e no domingo.  Ela se formou em medicina aos 19 anos em 1889, na Universidade de Havana, quando nesse mesmo ano se casou em julho de 1889.  Ela trabalhou como oftalmologista; seu marido, Dr. Enrique López Veitía, também trabalhou como tal e ela se tornou sua assistente-chefe e cuidou de seus pacientes quando ele não podia. Além disso, ela colaborou com ele em muitos artigos e três volumes de "Clinical Ophthalmology". Ela teve sete filhos. Seu marido morreu de tuberculose em 1910.
Laura Martinez de Carvajal foi pioneira da pesquisa médica e da literatura científica em Cuba, disciplinas que hoje contam no país com uma extensa representação, tanto de homens como de mulheres. No entanto, nesses tempos era algo excepcional.
Em 1917, a Laura adquiriu a fazenda o retiro, nos arredores da capital, próxima a são Francisco de Paula, onde se estabeleceu com uma de suas filhas. Pouco depois foi diagnosticada com tuberculose, e morre  em 1941 por causa da mesma doença do marido - a tuberculose -  aos 72 anos 
de idade.