sábado, novembro 26, 2011

Ministra Iriny revela que 530 mil mulheres denunciaram violência em 2011

Segundo a Central de Atendimento à Mulher, serviço da Secretaria de Políticas para as Mulheres, 530.542 ligações foram feitas para o nº. (180) informando vários tipos de violência contra a mulher, sofridas no ano em curso – 2011 – até o final do mês de outubro. Desse total geral acima mencionado, 35.891 foram denúncias de violência física; 14.015 relatos de violência psicológica; 6.369 comunicações de violência moral; 959 referências de violência patrimonial; 1.014 menções de violência sexual; 264 registros de cárcere privado; e 31 acusações de tráfico de mulheres.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres anunciou ontem, (dia 25 de novembro) Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher a ampliação do serviço para brasileiras que vivem em Portugal, na Espanha e na Itália.

Outro dado relevante detectado nessa estatística: a maior parte das mulheres que ligam tem idade que varia entre 20 e 40 anos além de continuarem morando a mais de uma década com o agressor.

Como último informe, que acreditamos ser extremamente pernicioso do ponto de vista familiar e social, diz respeito a percentagem de 66% dos filh@s presenciam a violência enquanto 20% sofrem violência junto com a mãe.


Por conta desses dados alarmantes numa manifestação organizada pela Frente Feminista da USP, em frente à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na Cidade Universitária, nesta sexta-feira, dia 25/11/2011, jovens tiraram a blusa e ficaram nuas da cintura pra cima, em sinal de protesto e para participar da Marcha das Vadias, movimento que surgiu no Canadá inspirada na Slut Walk, após um policial haver sugerido às mulheres que para não serem vítimas de abuso sexual ou estupro, elas deveriam evitar vestir-se "como vadias".